Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Giovanni Grossi e os estuques de Oeiras



Iniciativas de Verão 2011
Diálogos em Noites de Verão - Ciclo de Conferências

tecto com estuques de Grossi no Salão Nobre do Palácio do Marquês, Oeiras
o trabalho de pintura é de autor não identificado

Forasteiros e Estrangeiros em Terras de Oeiras
Giovanni Grossi e os estuques de Oeiras
[ palestra ]
Isabel Mendonça [ oradora ]
08 Setembro 2011, 21h15
Casa das Queijadas de Oeiras, Centro Histórico de Oeiras
entrada livre

- - - - -

Estuques Decorativos
Isabel Mayer Godinho Mendonça
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 147
Editor: Principia
ISBN: 9789898131591

SINOPSE
Encarados como sinónimo de mau gosto e vistos como uma arte menor que não valia a pena preservar, os estuques decorativos foram, durante várias décadas do século passado, quase completamente ignorados pela maioria dos estudiosos e responsáveis pelo Património nacional. Apesar das perdas irreparáveis causadas por numerosas destruições e restauros desastrosos, permanecem ainda em interiores de muitas igrejas de Lisboa interessantes exemplos desta arte, que nos permitem aferir a qualidade e a erudição dos programas decorativos e iconográficos e a extrema perícia dos seus executantes. No percurso seguido neste volume, a autora seleccionou os casos mais representativos da evolução do estuque relevado em igrejas de Lisboa, desde os raros exemplos ainda existentes do Maneirismo, no último quartel do século XVI, aos estuques marcados por revivalismos de estilos do passado, em finais do século XIX.

- - - - -

(,,,)
A chegada de Giovanni Grossi a Lisboa por volta de 1748, com 29 anos, não trouxe, uma nova arte decorativa. Lisboa já conhecia o estuque decorativo, utilizava-o na decoração das suas casas nobres e espaços religiosos. Embora sem a exuberância artística do estuque barroco que se fazia na Europa Central ou em Itália, tinha uma qualidade adpatada ao quotidiano que se vivia em Lisboa.
O terramoto foi um meio de se efectuar trabalhos de restauro e melhoramento de templos religiosos, e assim, Grossi recebeu o seu 1º trabalho para remodelar um tecto da Igreja dos Mártires, e é apresentado ao Marquês de Pombal que o torna seu protegido. Em 1764 é aberta na Real Fábrica das Sedas a Aula de Estuque e Desenho, que têm como responsável, Giovanni Grossi.
Inicia-se uma nova prática na formação de pessoal com a criação de aulas para aprendizes. Estas aulas foram uma inovação na preparação técnica na formação de pessoal, devido á criação de espaços de aprendizagem fora do posto de trabalho. Em 1777 deu-se o encerramento da Aula de Estuque, devido ao afastamento do Marquês de Pombal.
Grossi desenvolveu esquema artístico com uma marca/traço muito próprio dentro das decorações em estuque trabalhado/relevado. A necessidade de decorar espaços existentes como a Capela da Ordem Terceira de São Francisco a Jesus ou a Igreja dos Paulistas, edificios de raíz seiscentista onde a força das linhas arquitectónicas dominava a delimitação do espaço, e que tinham sido profundamente afectados com o terramoto de 1755, levou ao desenvolvimento de esquemas decorativos geométricos onde são os ornatos de gramática rocaille que quebram a estrutura base.
O estuque relevado/trabalhado é caraterizado por movimento, muito ao gosto do Barroco. O movimento é dado por, concheados, plumas, pelos elementos flamígeros e grinaldas de bouquets que se intercalam com cartelas muitas vezes por conjuntos de Anjos que reforçam a assimetria através dos movimentos corporais.
Por outro lado, os espaços civis, como o Palácio do Machadinho (Madragoa), a casa de fresco do Palácio da vila de Sintra, Palácio do Correio-Mor em Loures ou o Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, Grossi procurou criar decorações globais, onde as paredes e tectos era cuidadosamente estudada eo seu conjunto funciona-se como uma perspectiva.
A oficina de João Grossi foi responsável por decorações de espaços civis e religiosos em Lisboa e arredores.
(…)


- - - - -



Casa das Queijadas de Oeiras
Rua 7 de Junho de 1759, 28 A
2780-298 Oeiras
t. 21 442 50 25
38° 41' 33.29" N / 9° 18' 48.44" W

fotografia de abertura © josé antónio comunicação visual, reprodução proibida.
fotografia da Capa recebida por email do Patriarcado de Lisboa a quem agradecemos.
fotografia da Casa das Queijadas do sítio internet Queijadas de Oeiras, no Facebook, a quem agradecemos.

Sem comentários: