Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 21 de abril de 2013

«Viver Abril Hoje!» - comemoração do 25 de Abril de 1974 [ Lisboa ]




«Viver Abril Hoje!»
[ efeméride ]
24 e 25 Abril
Largo de S. Sebastião da Pedreira e Praça do Comércio, Lisboa

- - - - -

Caras(os) amigas(os)

Um grupo de militares de Abril, ao qual já se associaram vários cidadãos, tomaram a iniciativa de comemorar, este ano, a noite de 24 de Abril e o 25 de Abril, de forma diferente.

Há 39 anos, esta noite foi fria, longa, escura, dolorosa, silenciosa e de mil e um pensamentos intrusivos, como o foram muitas noites antes, para os que se rebelaram contra o regime fascista em revoltas militares e civis, e os que caíram nas guerras do regime, quer do lado dos portugueses, quer dos nacionalistas africanos.

Todavia depois da longa noite de trevas e das dificuldades da noite de 24 Abril 74, com a conquista dos objectivos militares para as Forças do Movimento da Forças Armadas, havia de raiar em 25 de Abril 74 uma nova e esplendorosa alvorada.

É esta passagem de uma noite fria e dolorosa e de um regime de assombramento, tortura, prisões, desterro e morte que durou 40  longos anos, para um regime da liberdade, que queremos viver.

Vamos estar na noite de 24 de Abril em frente ao antigo Quartel General do Governo Militar de Lisboa, no Largo de S. Sebastião, pelas 22:00 horas.

E no dia 25 de Abril, ao alvorecer, pelas 7 da manhã, no Terreiro do Paço para sentirmos de algum modo as sensações, a crueza e a alegria daqueles dias, ao evocarmos dados factos históricos e ao pensarmos Portugal hoje e o seu Futuro.

Pedimos divulgação desta iniciativa patriótica e apelamos que a divulguem e juntem a nós participando, com a vossa presença.

ANEXAMOS – Cartaz e documento “Viver Abril, Hoje”

Desde já agradecemos a vossa colaboração

João Andrade da Silva, militar de Abril. Tlm 966 294 620
Henrique A. Lopes de Mendonça, militar de Abril. Tlm 962 563 540

anexos:

fonte João Andrade da Silva e Henrique A. Lopes de Mendonça, militares de Abril

- - - - -

fotografia de abertura - populares concentrados no Largo do Carmo, junto dos militares, aguardam a rendição de Marcelo Caetano [ Presidente do Conselho de Ministros ] - do sítio internet História Viva Exposições a quem agradecemos.

Sem comentários: